jucerja

Apresentação

Após a sansão da Lei Geral do Micro e Pequeno Empresário e por iniciativa do Comitê das Micro e Pequenas Empresas, foi levantada a possibilidade de implantar em São Pedro da Aldeia uma Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). A
proposta foi levada à Prefeitura da cidade que prontamente apoiou a iniciativa, garantindo inclusive a cessão de servidores para que o órgão pudesse funcionar. Com boa aceitação no meio empresarial, a nova Delegacia foi aprovada também pela Associação dos Contabilistas e pela Associação Comercial, que apoiaram a instalação do serviço na cidade.

A inauguração da Junta Comercial ocorreu no início da atual administração da Prefeitura, em junho de 2013, e já no primeiro ano de atividade se tornou forte aliada do empresariado de São Pedro da Aldeia. O maior benefício para os administradores está na questão do deslocamento, pois antes da implantação era necessário viajar até a capital do estado, local onde fica a Jucerja mais próxima, para ter acesso a qualquer tipo de apoio, orientação ou atendimento, inclusive atendimento para a abertura de empresas.

Com a instalação da unidade em São Pedro da Aldeia e a consequente facilidade de acesso, a procura foi imediata, gerando um aumento de 17,6% no número de empresas constituídas na cidade em relação a 2012. Já em 2015, o número de processos abertos para os variados tipos de serviços oferecidos alcançou a marca de 5 mil, fazendo da Jucerja aldeense a quarta mais demandada no estado. Os demais municípios da Região dos Lagos como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Casemiro de Abreu, Rio das Ostras e Silva Jardim também foram beneficiados com a disponibilidade de todos os serviços.

Outro grande benefício, além do acesso fácil e sem grande deslocamento, é a agilidade na inscrição da empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O processo de liberação de CNPJ junto ao Governo do Estado leva apenas 48 horas, desde que não haja
erros na documentação entregue pelo empresário. Esse trabalho é feito pelos 11 servidores da Junta Comercial, todos cedidos pela Prefeitura, que eliminam a burocracia por meio de um atendimento personalizado, evitando a repetição de procedimentos.

Pontos Positivos

Atendimento próximo ao empresário feito em São Pedro da Aldeia elimina o deslocamento até a capital do estado, evita a perda de tempo e reduz custos.

Atendimento a empresários de toda a Região dos Lagos fortalece o desenvolvimento econômico de São Pedro da Aldeia e de mais nove cidades próximas.

Atendimento personalizado para o empresário agiliza o processo de constituição de empresa com liberação de CNPJ em no máximo 48 horas.

Apoio à Associação Comercial de São Pedro da Aldeia.

152

Veja também!