saopedro

Apresentação

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, na gestão 2013 a 2016, realiza um trabalho que vai marcar para sempre a história do município. Um amplo conjunto de obras e ações mobiliza por inteiro todas as áreas da administração municipal. De forma dinâmica e coesa, a Prefeitura atua para tirar a cidade do atraso em que ela se encontrava ao longo de mais de 300 anos de história. São Pedro da Aldeia sempre esteve atrás dos demais municípios da Região dos Lagos, mas, agora, a realidade é outra. Em menos de quatro anos, a cidade avançou em todos os sentidos: primeiro, foi preciso arrumar a casa, organizando a estrutura, planejando e recuperando a capacidade de investimento do município. Depois, olhar para as prioridades sociais, entendendo, de fato, as demandas da população. Em seguida, atacar de frente os problemas na saúde, educação, mobilidade urbana e meio ambiente, criando várias frentes de obras por toda a cidade. E, ao mesmo tempo, preparar São Pedro da Aldeia para o desenvolvimento, com a atração de empresas e serviços, gerando mais emprego e renda para a comunidade aldeense.

Mais do que apenas crescer por um período determinado, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia entende que o sentido da execução de seu trabalho é a prosperidade, ou seja, a capacidade da cidade e de sua população de se desenvolverem por inteiro diante dos desafios do futuro. Por isso, a Prefeitura está plantando as bases do desenvolvimento sustentável com novas escolas, obras de revitalização urbana, novas praças e espaços de lazer, novas unidades de saúde, preservação do meio ambiente com a proteção da Lagoa de Araruama e de sua orla, além do apoio decisivo à atividade econômica e à implantação de novas empresas no município, entre diversas outras iniciativas.

A prosperidade só será duradoura se as bases forem sólidas. É por isso que a Prefeitura investe forte na infraestrutura da cidade e na melhoria da qualidade de vida da população. São Pedro da Aldeia pode mostrar que a vida, por aqui, já mudou. O atraso ficou para trás. A cidade andou para a frente, muitas realizações ainda estão por vir e as pessoas estão mais felizes e confiantes. Afinal, em São Pedro da Aldeia, é tempo de viver bem.

Dados socioeconômicos

Localização: Região do Lagos / Rio de Janeiro

Municípios vizinhos: Cabo Frio, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Araruama e Iguaba Grande.

Principais distâncias (km): Rio de Janeiro: 145 • Brasília: 1.278 • São Paulo: 564

Área da unidade territorial: 332.792 km²

Densidade demográfica: 264,05 hab/km² Eleitores 2015/TSE: 62.903

População estimada 2015: 96.920

Gentílico: aldeense

IDH

De acordo com último levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Índice de Desenvolvimento Humano de São Pedro da Aldeia era de 0,712 em 2010, numa escala que vai de 0 a 1.

O município está situado na faixa de desenvolvimento humano alto. São Pedro da Aldeia ocupa a 1.546ª posição em relação aos 5.565 municípios do Brasil, ou seja, 1.545 (27,76%) municípios estão em situação melhor e 4.020 (72,24%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 91 outros municípios do Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia ocupa a 47ª posição, ou seja, 46 (50,00%) municípios estão em situação melhor e 46 (50,00%) municípios estão em situação pior ou igual.

expediente
CIRCULAÇÃO INTERNA

Jornalista responsável

Marcelo Passos