Serviços Públicos - Equipe de Garis

 Apresentação

A limpeza realizada em toda a cidade é a principal marca da Secretaria de Serviços Públicos na atual administração da Prefeitura. Manter limpo um município do tamanho de São Pedro da Aldeia, quase 100 mil habitantes, e com escassez de recursos, é até hoje um desafio constante, principalmente porque, durante a administração anterior, a situação da limpeza de entulhos era bem precária. Foi necessário fazer um alto investimento para que galhos, eletrodomésticos, móveis e restos de obra não ficassem mais espalhados pelas ruas.

O crescimento dos bairros e da população e o fato de que muitos moradores não contratam caçambas e jogam entulho em locais públicos dificultam o trabalho da Secretaria. Diante dessa situação, a atual gestão foi obrigada a iniciar um processo de limpeza mais abrangente, recolhendo os diversos tipos de materiais das ruas, além de arcar com a despesa de descarte desses materiais no aterro sanitário. Somente após essa nova forma de trabalho, foi possível deixar a cidade mais limpa e organizada.

Além da limpeza, outra importante conquista da qual a Secretaria de Serviços Públicos participou foi o Programa Asfalto na Porta. Há cerca de quatro anos, as ruas de paralelepípedo se encontravam em estado de degradação, especialmente as do Centro, mas com a chegada do programa, diversas ruas foram recuperadas. As obras foram realizadas em parceria com o Governo do Estado, sendo que o município contribuiu com a logística e com os equipamentos, fazendo a terraplanagem, preparando e nivelando as vias para que pudessem receber o asfalto.

O trabalho diário dos servidores envolve ainda o registro de reclamações, sugestões, denúncias, pedidos de informações e solicitações, bem como análise e classificação de procedimentos necessários para atender as diversas demandas da população.

Principais destaques e problemas

» Instalação de ouvidoria para os serviços públicos: ligação direta entre cidadão e município agiliza o atendimento em toda cidade.

» Serviço de troca de lâmpadas: Prefeitura trabalha com eficiência na manutenção da iluminação pública.

» Melhor qualidade na energia elétrica distribuída: fiscalização da Prefeitura exige mais atenção com a energia que chega ao consumidor final.

» Aluguel de máquina trituradora de galhos: novo equipamento da Prefeitura faz serviço de cinco caminhões comuns.

» Serviços de patrolamento: Prefeitura leva melhores condições de acesso à zona rual de São Pedro da Aldeia, mas prazo de atendimento a pedidos ainda não é o ideal.

» Serviços de patrolamento nos bairros da cidade: todos os 52 bairros de São Pedro da Aldeia já foram atendidos pelo patrolamento e mais de 300 vias já foram recuperadas.

» Drenagem e limpeza de valões: serviço de responsabilidade do Governo Estadual foi assumido pela Prefeitura, mas equipamento não é apropriado.

» Prefeitura atualmente trabalha com número reduzido de equipamentos: crise financeira não permite aumentar os gastos com compra ou aluguel de mais máquinas.

» Mutirão de iluminação e mutirão de limpeza: serviço realizado de 2013 a 2016 foi interrompido também por conta da crise financeira.

» Usina de Asfalto já recuperou ruas e gerou economia para o município, mas hoje está parada: produção foi interrompida por descumprimento de acordo por parte da Petrobrás.

» Outros serviços: serviços executados rotineiramente peal Secretaria de Serviços Públicos.

Principais destaques e problemas em detalhes

» Instalação de ouvidoria para os serviços públicos: ligação direta entre cidadão e município agiliza o atendimento em toda cidade.

O Alô Cidadão disponibiliza um celular para contato, o (22) 99610-5040. O novo canal de comunicação tem como atribuição receber e registrar as reclamações, sugestões, denúncias, pedidos de informações e solicitações, bem como analisar, classificar e adotar os procedimentos necessários para atender as demandas registradas. Além disso, tem como função prestar orientações e esclarecer dúvidas relacionadas à limpeza e iluminação públicas e encaminhar as demandas às respectivas chefias.

Ranking de pedidos:

  • Troca de lâmpadas e iluminação pública
  • Retirada de inservíveis
  • Patrolamento
  • Drenagem e limpeza de valão
  • Reposição de paralelos

    » Serviço de troca de lâmpadas: Prefeitura trabalha com eficiência na manutenção da iluminação pública.

São em média dez pedidos atendidos por dia, feitos através do Alô Cidadão, e entre dez e quinze trocas por dia, realizados antes mesmo da solicitação da população.

Os pedidos recebidos são agrupados por bairro, para que mais demandas sejam atendidas em um espaço de tempo menor. Essa regra não se aplica aos casos considerados de emergência, como queima de lâmpadas em frente a escolas, igrejas, delegacia de polícia e nas praças. Como a iluminação representa um importante fator de segurança, os casos em locais onde há uma aglomeração maior de pessoas são resolvidos prontamente, a não ser que as condições climáticas impeçam a troca de lâmpadas.

» Melhor qualidade na energia elétrica distribuída: fiscalização da Prefeitura exige mais atenção com a energia que chega ao consumidor final.

A distribuição de energia elétrica, de responsabilidade da Amalpa, sempre foi precária em algumas áreas de São Pedro da Aldeia, mas hoje a situação está bem melhor. Os problemas aconteciam por causa da queda de tensão, que danificava as lâmpadas e fiação, isso porque a energia distribuída estava abaixo ou acima da tensão permitida. No entanto, em função das cobranças feitas pela administração municipal, a concessionária já realizou melhorias em quase todo o município, principalmente nos bairros Colinas, Campo Redondo, Poço Fundo, Morro dos Milagres, Porto da Aldeia, Rua do Fogo, Santo Antônio e São Matheus. Foi realizada troca de cabeamento, os postes foram todos padronizados e hoje são de concreto.

» Aluguel de máquina trituradora de galhos: novo equipamento da Prefeitura faz serviço de cinco caminhões comuns.

A máquina trituradora, adquirida em 2015, é um caminhão com triturador acoplado muito mais eficiente, pois o serviço equivale ao de cinco caminhões comuns usados na retirada de galhos. O trabalho é realizado de forma mais rápida e o resíduo, 12m³ diários de material triturado, é

reutilizado como adubo na atividade agrícola. O material vai para o Polo Rural, onde ele se decompõe e é retirado pela Secretaria de Agricultura, que utiliza o adubo no plantio de mudas, no Parque de Exposições, e distribui aos produtores. A máquina é alugada pelo valor de R$ 38 mil por mês.

» Serviços de patrolamento: Prefeitura leva melhores condições de acesso à zona rual de São Pedro da Aldeia, mas prazo de atendimento a pedidos ainda não é o ideal.

Nesse caso, os pedidos de patrolamento são feitos também através de denúncias realizadas junto à Câmara dos Vereadores. Um exemplo é a Estrada da Caveira, em São Matheus, onde muitos caminhoneiros costumam jogar resíduos nesse local para não terem que pagar pelo aterro sanitário. Quando ocorre essa irregularidade, a Secretaria de Serviços Públicos é acionada através da Ouvidoria da Câmara. Com uma média de três a quatro solicitações diárias, a Secretaria ainda não consegue atender de imediato essa demanda, especialmente em dias de chuva. Sendo assim, o prazo de espera pode ser de até um mês. Mesmo com todas as dificuldades, o patrolamento é realizado em aproximadamente 16 a 20 quilômetros de estradas vicinais por dia.

» Serviços de patrolamento nos bairros da cidade: todos os 52 bairros de São Pedro da Aldeia já foram atendidos pelo patrolamento e mais de 300 vias já foram recuperadas.

Além do patrolamento, o projeto envolve serviços de limpeza, recolhimento de lixo, capina, saneamento, manutenção de praças, tapa-buracos, iluminação e pintura. Cada programação envolve em média três bairros, onde os trabalhos levam cerca de duas semanas. O objetivo da ação é nivelar as vias não pavimentadas para facilitar o acesso de veículos e pedestres. A medida é realizada periodicamente.

» Drenagem e limpeza de valões: serviço de responsabilidade do Governo Estadual foi assumido pela Prefeitura, mas equipamento não é apropriado.

A responsabilidade pela drenagem e limpeza de valões é da Secretaria Estadual de Ambiente, mas é o setor de Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia que está resolvendo a questão.

O ideal seria realizar o serviço com escavadeira hidráulica, mas como hoje a Secretaria não possui mais o equipamento, a drenagem e limpeza são feitas por uma retroescavadeira. A equipe de Serviços Públicos tenta manter os valões limpos e drenados na medida do possível para prevenir enchentes, a média é de menos de um serviço de drenagem por dia.

» Prefeitura atualmente trabalha com número reduzido de equipamentos: crise financeira não permite aumentar os gastos com compra ou aluguel de mais máquinas.

Devido à crise financeira, a administração foi obrigada a cortar maquinário para reduzir custos.

Atualmente, a Secretaria aluga três retroescavadeiras, dois motoniveladoras ou patrol, três caminhões truck, um caminhão caçamba e possui dois caminhões tocos próprios. Hoje a Secretaria de Serviços Públicos gasta em média R$ 160 mil com aluguel de maquinário todo mês, mais aproximadamente R$ 80 mil com a firma terceirizada que trabalha na remoção de galhos e entulhos.

» Mutirão de iluminação e mutirão de limpeza: serviço realizado de 2013 a 2016 foi interrompido também por conta da crise financeira.

O mutirão de iluminação passou por diversos bairros de São Pedro da Aldeia, com serviços de troca de lâmpadas queimadas e manutenção elétrica. Entre os serviços realizados pelo mutirão de limpeza estão a capina, varrição, pintura de meio fio e recolhimento de lixos, entulhos, tocos e galhos.

Em 2016 ainda aconteceram dois mutirões, pois a Secretaria possuía mais máquinas do que hoje e era possível fazer o mutirão e atender aos casos de emergência simultaneamente. Cada bairro tinha o seu coordenador, que recebia as máquinas para sanar as demandas locais. Com a queda no número de equipamentos, esse tipo de atendimento teve que ser interrompido e a logística mudou. Hoje o serviço é solicitado somente através do Alô Cidadão ou telefone direto da Secretaria.

» Usina de Asfalto já recuperou ruas e gerou economia para o município, mas hoje está parada: produção foi interrompida por descumprimento de acordo por parte da Petrobrás.

As operações da Usina tiveram início em 2015, em parceria com a Petrobrás, que deveria ceder o material para produção do asfalto, o que aconteceu apenas uma vez, pois o acordo foi descumprido seis meses depois de ser firmado.

O município, então, assinou contrato com uma empresa privada para dar continuidade ao trabalho, que foi até meados de 2016. A Secretaria chegou a fazer a operação tapa buraco na cidade inteira com o asfalto produzido na Usina, que pertence ao município, e funcionou por um ano e meio no total. Hoje ela está paralisada.

» Outros serviços: serviços executados rotineiramente pela Secretaria de Serviços Públicos.

A Secretaria de Serviços Públicos faz ainda manutenção em todos os prédios públicos, realizando pequenos reparos. Existe uma equipe composta por pedreiro, servente, pintor e eletricista, que passa o dia todo prestando serviço para todas as secretarias.

A pasta possui também uma garagem mecânica que conserta os veículos próprios e os das demais secretarias municipais.

O secretário acredita que, em relação à administração anterior, a melhoria geral nos serviços foi de 80% e eles têm registros que comprovam essa evolução.

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